Observar aves é uma actividade que me dá imenso prazer. Não sei a data exacta em que comecei a interessar-me pelas aves mas as minhas recordações mais antigas incluem viagens em viaturas todo o terreno por estradas de campo no Alentejo, muitas vezes com o objectivo de anilhar garças nas colónias que existiam ao longo do Guadiana. Estas campanhas eram lideradas por uma pessoa que marcou a geração de ambientalistas e observadores de aves da região de Évora. Foi com o Elias Candeias que aprendi a gostar de observar aves.

Alguns anos depois integrei uma ONG sediada em Évora (CEAI), da qual fiz parte dos órgãos sociais tendo participado em alguns projectos ligados às aves onde destaco a instalação de alguns ninhos artificiais para abutre-negro no Perímetro Florestal da Contenda e também a instalação de ninhos artificiais para aves insectívoras.

Em 2010 iniciei actividade profissional em que o objecto principal são as aves, nomeadamente através da realização de passeios para observação de aves ou na participação em projectos de monitorização de aves.

Em 2015 integrei a equipa do Projecto de Reintrodução da Águia-pesqueira em Portugal e desde então tenho acompanhado os casais que se estão a estabelecer em território nacional. Participar neste projecto foi muito enriquecedor e uma vez que o projecto terminou pretendo continuar a acompanhar a evolução da população de águia-pesqueira em Portugal.

Observação ao telescópio
Foto © Jorge Safara

Registei-me no eBird em 2011 mas só um par de anos depois comecei a utilizar regularmente para registar todas as minhas saídas e observações de aves. Em 2015 aceitei o convite para integrar a equipa de revisores e rever os registos do distrito de Évora (o meu perfil eBird).

O que me dá mais prazer é observar aves em novos locais e e participar em projectos de conservação de aves e dos seus habitats.

Esta é uma versão reduzida do meu percurso no mundo das aves.