No dia 2 de Fevereiro ao passar pela albufeira das Alcáçovas, fiz uma breve paragem para registar as aves presentes e reparei na presença de uma Garça-branca-grande (Ardea alba) com anilha de PVC colorida, o que é sempre interessante.

Fotografar as aves anilhadas torna-se bastante útil para confirmação do código, quando observamos aves à distância. Após a leitura do código da anilha inicia-se o processo de pesquisa do projecto responsável pela colocação desta anilha. Essa informação está reunida no site cr-birding.org.

Esta Garça-branca-grande observada na albufeira das Alcáçovas com anilha de PVC vermelha e código “2R4” nasceu na Hungria em 2013. São cerca de 2263km de distância.

Esta observação é apenas a segunda reportada à Hungarian Bird Ringing Centre, a entidade responsável pela anilhagem desta garça, ainda no ninho, em 2013. A primeira foi em Setembro de 2020 no Embalse de la Sotonera, em Espanha e a segunda em Fevereiro de 2021 na albufeira das Alcáçovas, em Portugal.

Neste mapa mostram-se os locais onde esta garça já foi registada.

Albufeira das Alcáçovas está referenciada no eBird como Hotspot e situa-se nas imediações da povoação que lhe dá o nome.